quinta-feira, 3 de junho de 2010

É de dentro

Inspirado no poema Pergunte ao Pó, de Paulo Leminski.

Pergunte ao Pó

cresce a vida
cresce o tempo
cresce tudo
e vira sempre
esse momento.
cresce o ponto
bem no meio
do amor seu centro
assim como
o que a gente sente
e não diz
cresce dentro


É de dentro

É de dentro!
Sorrateiro, silencioso, rasteiro,
Vem do peito essa aflição,
Que às vezes é força,
Às vezes solidão.

Confundo-me com o espelho,
Olho e não vejo.

Queria enxergar a alma,
Desvendá-la, desnudá-la,
Descobrir-me das vestes,
Inclusive a dos outros.

Talvez assim eu entendesse,
Que o que é de dentro,
Não é para ser visto,
Não se vê, mas se sente, o que foi vivido.

O que é de dentro,
Guardado e trancado na gaveta mais funda da alma,
Só pode ser lembrado, revisitado,
Ou, se a gente perder a chave,
Pode até ser mudado...

Escrito e postado por Joyce às 13:46

3 comentários:

  1. ...engolir a chave talvez???...

    Acho que toda essa aflição...essa solidão...com o tempo se esgota...se esvai...pó...

    E depois desse tempo,indeterminado por nós,nossa imagem começa a reaparecer no espelho...incrível!!!Ainda existo!!!

    A alma não está contida em nós...protesto!!!
    Ela nos contem!!!E como nos contem???Não se sabe...não nos interessa...o que realmente importa é...A QUERO COMIGO!...ao meu redor..dentro de mim...fazendo parte do meu ser..e só assim...aquela aflição toda dará passagem para outras aflições...outras solidões...outros amores...enfim,outros sentimentos...

    BRAVO BRAVO MENINONA!!!AMEI SEU POEMA VIU?!!!MASSAAAAAA!!!

    Beijo grande amiga!!!E quero maaais poemas!!!

    ResponderExcluir
  2. O que é de dentro não é para ser visto.... é isso aí. E o o que devemos ver então??
    não há sentido?

    Gostei do poema, tem ritmo, reflexão e lirismo...
    muito bem
    Vitor

    ResponderExcluir
  3. Ah, Vitão,

    Não faz pergunta difícil rsrs
    Acho que o não ser visto aí é no sentido de não precisar ser forçosamente procurado, insistido...

    É possível ver, sentindo!? É mais ou menos essa a ideia...

    A partir do que sentimos, vamos vendo e quem sabe mais que ver, enxergando...Afinal, as coisas tem pra nós a cor que os nossos olhos queiram enxergar, não é...
    Não é deixar de ver o que está dentro, mas se permitir ver também o que está fora...

    Beijokas
    PS:Muito honrada com o seu comentário, apareça sempre por aqui!!

    ResponderExcluir